O Projeto de Lei Nº 133/2022 que DISPÕE SOBRE A DENOMINAÇÃO DE RECREAÇÃO INFANTIL “DR. AURÉLIO NARDINI”, O ESPAÇO LOCALIZADO NO DISTRITO DE APARECIDA DO MONTE ALTO, bem como o Projeto de Lei Nº152/2022 que DISPÕE SOBRE A DENOMINAÇÃO DE “PROF.ª CIBELE GONÇALVES DE OLIVEIRA GONZAGA”, A QUADRA DE ESPORTES LOCALIZADA NAS DEPENDÊNCIAS DA EMEB PROF.ª FLORIPES DE CARVALHO MOTTA, NO DISTRITO DE APARECIDA DE MONTE ALTO, ambos de autoria dos vereadores, professor Thiago Cetroni e Victor Pereira Martins (Vitinho), foram aprovados por unanimidade na 64ª Sessão Ordinária.
O Projeto nº 133/2022 rende homenagens ao saudoso Dr. Aurélio Nardini, fundador da Nardini Agroindustrial Ltda, que iniciou suas atividades como um pequeno engenho de pinga na Fazenda Vista Alegre, localizada no município vizinho e, desde então, se tornou um grande cidadão de nossa sociedade, e um dos maiores empresários de nossa região, gerando grande impacto no PIB regional e gerando milhares de empregos.O Dr. Aurélio Nardini nasceu em 17 de setembro de 1924, na região de Lácio, na Itália. Ele chegou ao Brasil em meados de 1949, porém o emprego que lhe fora prometido não se concretiza. Ele, então, pensa em trabalhar com sua especialidade, o trigo, no Rio Grande do Sul.
Porém, após influência de alguns professores da Escola Superior de Agricultura, o Dr. Aurélio começar sua carreira na iniciativa privada. Foi, então, que ele administrou por 6 anos a Fazenda da Usina São Francisco do Quilombo, tendo aí seu primeiro contato com a cana-de-açúcar.
Ele foi ainda, diretor da Usina Catanduva por quase 10 anos, período em que a produção anual da empresa aumentou em cerca de 10 vezes.
Em 1977, o Dr. Aurélio inaugura seu primeiro engenho de pinga, produzindo 24 milhões de litros de cachaça. Assim, em 1979, foi construída uma destilaria.
A partir de então, o Dr. Aurélio Nardini foi expandindo seus negócios e o nome Nardini passou a ser conhecido em todo o ramo do território nacional, incorporando ainda no Grupo Nardini, uma empresa colaborativa no ramo da produção de leite, que mais tarde viria a se tornar a empresa Matilat.
O saudoso Dr. Aurélio Nardini foi casado com a Sra. Guiomar Nardini, e teve quatro filhos: Valéria, Paola, Riccardo e Flávio, além de sete netos. Ele faleceu na manhã de 14 de junho de 2003, deixando muitas saudades aos seus familiares, amigos e funcionários.
De acordo com Thiago Cetroni, com a denominação de Dr. Aurélio Nardini, fica oficializado o nome do espaço que foi entregue pela administração municipal, em parceria com Usina Nardini e a Sabesp.
O Projeto de Lei nº 152/2022 rende homenagens a saudosa professora Cibele Gonçalves de Oliveira Gonzaga, que nasceu no Distrito de Aparecida, filha de Ana Alves de Oliveira e Boanesio Gonçalves de Oliveira, moradores tradicionais. Foram seus irmãos: Raul Gonçalves Faria de Oliveira, Alexandre Boanesio Gonçalves Junior, Manoel Chrisotomo Gonçalves de Oliveira, Nanci Gonçalves de Oliveira Bernal, Dionea Gonçalves de Oliveira Bragadini e Stael Gonçalves de Oliveira Nacarato.
A saudosa homenageada casou-se com João Luiz Gonzaga Netto. O casal teve três filhos: João Luiz Gonzaga, Cassiano Boanesio Gonzaga e Alexandre Gonzaga. Dos filhos vieram a alegria dos netos, Matheus Dionísio Gonzaga, João Luiz Gonçalves Gonzaga e Lorenzo Gonçalves Gonzaga.
Mediante a importante ajuda dos irmãos, Cibele e sua irmã Stael ingressaram no antigo curso de magistério, onde se formaram professoras. Entretanto, Cibele não exerceu seu cargo de imediato, visto que priorizou construir sua família.
Em sua jornada, Cibele enfrentou uma luta digna de admiração e durante 2 anos de sua vida recebeu tratamento no Hospital do Amor, em Barretos, onde teve alta. Com imensa gratidão por ter vencido uma batalha tão árdua, Cibele decidiu por prestar o concurso para atuar como professora primaria, por intermédio da Prefeitura de Monte Alto, onde exerceu sua função durante 17 anos, até o momento de sua aposentadoria, com 60 anos de idade, finalizando sua jornada educacional como vice-diretora da escola Floripes de Carvalho Motta, onde sempre trabalhou.
Lamentavelmente, após 6 anos de sua aposentadoria, uma nova enfermidade levou Cibele ao falecimento, um ano e oito meses após o diagnostico, no dia 8 de fevereiro de 2015. Ela deixou aos seus familiares, amigos, alunos e a todos que a conheciam um legado com ensinamentos de honestidade, amor, perseverança, coragem e luta constante, demonstrando a todos que, por mais difícil que as situações da vida sejam, não podemos, nunca, deixar de lutar e de buscar atingir os nossos sonhos.
Segundo Thiago Cetroni, a quadra de esportes teve início no mandato do ex-prefeito, João Paulo Rodrigues, e terminou na atual administração da professora, Maria Helena Aguiar Rettondini, após intervenção dele e do vereador “Vitinho”, para que a obra fosse entregue a população do Distrito de Aparecida, devido às reivindicações dos moradores daquela localidade.
Por Ronaldo Maguetas
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Monte Alto