Com emenda do vereador Prof. Thiago Cetroni, “Parquinho” é reaberto com acessibilidade

Após uma trégua por parte da chuva, foi reinaugurado no último sábado, 27 de novembro, o Parque Infantil Acessível “Honorina Ascári Ulian”. A obra teve início em 2020, mas, por questões incluindo revisões e a pandemia, teve sua reabertura adiada para este momento de maior tranquilidade, ainda que os protocolos sejam necessários e precisem ser seguidos.

As mudanças no local, agora referência em toda região enquanto parque inclusivo, foram possíveis graças a emenda do vereador Prof. Thiago Cetroni, após sugestões feitas pelo Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), em 2020. A obra então teve início, no mandato do ex-prefeito João Paulo Rodrigues, tendo sua conclusão na atual gestão municipal, da prefeita Maria Helena Aguiar Rettondini.

O parque recebeu novos brinquedos e piso de grama sintética, proporcionando um melhor trânsito de cadeiras de rodas e pessoas com mobilidade reduzida. Vale ressaltar que a tradicional areia continua presente, em áreas que separam as novas atrações. Entre outras mudanças realizadas no espaço, estão um jardim sensorial, para que as crianças possam ter contato com diversas plantas e uma estrutura que estimula os sentidos do olfato, paladar, tato, audição e visão, e um tanque de areia exclusivo para bebês, para que os pais possam ter tranquilidade durante a visita, sem que seus filhos dividam espaço com crianças maiores. A Associação Comercial e Industrial de Monte Alto (ACIMA) ofereceu algodão-doce e pipoca às famílias presentes no cerimonial de reabertura do espaço.

Após a execução dos Hinos Nacional e de Monte Alto, pelo músico Gil Fenerich, foi lida breve biografia da homenageada Honorina Ascári Ulian, benzedeira que se mudou para o município em 1929 e que ajudou muitas pessoas, até os últimos instantes de sua vida, em 2014, com 104 anos. O filho João José Ulian e os netos Denise e Renato estiveram presentes na homenagem.

Elaine Marabita Savian, presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD) falou, tendo ao seu lado a ex-presidente Rita de Cássia Licursi Pelloso. Emocionada, relembrou o estranhamento e antigas dificuldades que encontrava no local, quando visitava com seu filho Lucas, hoje já com 20 anos.

O autor da emenda, vereador Prof. Thiago Cetroni, agradeceu as equipes envolvidas nas melhorias do espaço e explicou a importância dos parques infantis no desenvolvimento das crianças. “Crianças com e sem deficiência não vão brincar somente no mesmo espaço, mas sim juntas, nos mesmos brinquedos. Não podemos mais aceitar certas realidades do século passado”, enfatizou.

Em seguida, a pequena embaixatriz do Parquinho, Alissa Furlanetto Augusto, falou da sua experiência – e aprovação – nos novos brinquedos, ao lado dos pais Priscila e Emerson.

A prefeita Maria Helena Rettondini, ao lado de sua equipe, lembrou do ex-vereador Marcelo Tota, grande defensor dos direitos das pessoas com deficiência que veio a óbito em 2017. “Hoje, lá no céu, ele está em festa por saber que concretizamos o sonho dele”, disse muito emocionada.

Encerrando o cerimonial, autoridades e familiares da homenageada descerraram a placa. Estiveram ainda presentes nestes momentos os vereadores Marcos Manzotti, Donizete Morelli e a Guarda Civil Municipal, representada pelos seus agentes e sua mascote Agente Rodrigão.

Horários

O Parque Infantil Acessível “Honorina Ascári Ulian” está instalado em frente à Santa Casa e Asilo, com funcionamento todos os dias, das 7 às 19 horas.

Fotos: Raphael Bertolli

Compartilhe esta notícia