Projeto de Thiago Cetroni institui o Título “Mestre de Cultura”

O projeto de Lei nº 38/2024, de autoria do vereador-segundo-secretário da Câmara Municipal, professor Thiago Cetroni, que dispõe sobre a instituição do Título de “Mestre De Cultura” no Município de Monte Alto, foi aprovado na 122ª Sessão Ordinária.

“O Título é destinado a reconhecer e homenagear personalidades que, por meio de sua atuação e dedicação, tenham contribuído significativamente para a preservação, valorização e difusão da cultura local, em suas diversas formas de expressão”, afirma o parlamentar.

Para ser agraciado com o Título de “Mestre de Cultura”, o homenageado deverá ser natural ou residente no município de Monte Alto há, no mínimo, 10 anos;
ter, no mínimo, 10 anos de atuação comprovada na área cultural;
ter realizado contribuições significativas para a preservação, valorização e difusão da cultura local;
ter notório reconhecimento e prestígio junto à comunidade cultural local.

De acordo com Thiago Cetroni, a aprovação das indicações à Título de “Mestre de Cultura” ficará sob a responsabilidade do Conselho Municipal de Cultura de Monte Alto, devendo ser observados os seguintes critérios:

  • relevância da obra cultural;
  • impacto na comunidade;
  • reconhecimento por pares.

As indicações aprovadas anualmente para a concessão do título de “Mestre de Cultura” não poderão exceder o número de três. As áreas ligadas à cultura são diversas e abrangentes, abarcando desde as artes tradicionais até as expressões culturais mais contemporâneas: Artes, Música, Patrimônio Cultural, entre outras.

”A cultura é um elemento fundamental na identidade de uma comunidade, refletindo suas tradições, história e diversidade. Nesse contexto, é essencial reconhecer e valorizar os esforços de indivíduos que dedicaram suas vidas à promoção e desenvolvimento cultural de nossa cidade”, justifica Thiago Cetroni.

”São homens e mulheres que dedicaram suas vidas à preservação e difusão da cultura local, transmitindo seus conhecimentos e saberes de geração em geração”, completa.

Segundo o autor da iniciativa, ao reconhecer e homenagear esses mestres, o município de Monte Alto estará valorizando sua própria história e identidade cultural, além de incentivar novas gerações a se dedicarem à Cultura.

Compartilhe esta notícia