Thiago Cetroni rende homenagens ao Padre Luiz Gustavo

O vereador-segundo-secretário da Câmara Municipal, Prof. Me. Thiago Cetroni, através de Moção de Congratulação, rendeu homenagens ao padre, Luiz Gustavo Scombatti, pelos 15 anos de ordenação sacerdotal.

O homenageado, acompanhado dos Padres Vinicius e “Zezo”, de Irmãs, religiosos e religiosas, esteve na 113ª Sessão Ordinária, onde acompanhou a discussão e votação da propositura, no plenário.

Na propositura, Thiago Cetroni destaca que Luiz Gustavo Scombatti, nascido em Monte Alto, em 5 de agosto de 1982, véspera do dia do padroeiro do município, o Senhor Bom Jesus, é filho de Cláudio Scombatti e Dália Lúcia Rigotto.

Sua trajetória começou em Monte Alto, onde frequentou as escolas Dr. Raul da Rocha Medeiros e Dr. Luiz Zacharias de Lima. Na cidade, recebeu os Sacramentos da Iniciação Cristã, sendo batizado, recebendo a primeira Eucaristia e sendo crismado na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. Após concluir o ensino médio no início dos anos de 2000, Luiz Gustavo embarcou em sua jornada acadêmica, cursando Filosofia no IFITENSC – Instituto de Filosofia e Teologia Nossa Senhora do Carmo, em Jaboticabal, e no IAF – Instituto Agostiniano de Filosofia de Franca. Posteriormente, aprimorou seus estudos no Instituto de Teologia Dom Miele do CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

De acordo com o parlamentar, na propositura, o chamado religioso levou Luiz Gustavo ao Seminário Propedêutico Santo Antonio de Sant’Ana Galvão, em Jaboticabal, onde ingressou em 2001. No ano seguinte, juntou-se ao Seminário Diocesano Nossa Senhora do Carmo, também em Jaboticabal. Durante sua formação, foi instituído no Ministério de Leitor em 2006 e no Ministério de Acólito em 2007. Admitido às ordens sacras em 2008, recebeu a Ordenação Diaconal no mesmo ano e a Ordenação Presbiteral em 2009.

Seu serviço pastoral incluiu o papel de Vigário Paroquial da Paróquia Santa Teresa de Jesus, em Jaboticabal, de 2009 a 2010, e Pároco da mesma paróquia de 2011 a 2016. Luiz Gustavo também desempenhou funções como Assessor Diocesano para os Coroinhas e Acólitos de 2011 a 2014, além de ser Assessor Diocesano para a Pastoral da Fé e Compromisso Social de 2015 a 2017. Entre 2009 e 2010, atuou como Formador do Curso Propedêutico e, posteriormente, como Vigário Forâneo da Forania do Senhor Bom Jesus de 2017 a 2019. Participou do Conselho de Presbíteros de 2017 a 2019.

Na propositura, Thiago Cetroni ressalta que, desde 2017, Padre Luiz Gustavo exerce o papel de Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Monte Alto.

“ O comprometimento do Padre Luiz Gustavo Scombatti vai além de seu papel pastoral, incluindo sua participação ativa na elevação da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus à categoria de Basílica Menor. Esse marco significativo foi conquistado por meio de uma apresentação minuciosa de levantamentos históricos e fotografias, que destacaram fatores cruciais para essa distinção”, justifica o autor da propositura.

“Neste Jubileu de Cristal, expressamos nossa gratidão ao Padre Luiz Gustavo por sua nobre e abençoada jornada ao longo desses 15 anos. A fama de seu carisma e ensinamentos se espalha e seu impacto positivo na comunidade é evidente”, finaliza Thiago Cetroni.

Além de Thiago Cetroni, durante a discussão e votação da propositura, também usaram da palavra o vereador-vice-presidente da Câmara Municipal, professor Baltazar Garcia, o vereador, Marcos Manzotti, e o presidente da Câmara Municipal, Donizete Morelli, que falaram sobre a dedicação do homenageado à comunidade e que seu compromisso religioso marcou sua trajetória, sendo uma influência positiva na vida daqueles a quem serve.

Compartilhe esta notícia